PROTOCOLO de Abertura
da escola PLANETA EDUCAR
para 15 de março de 2021
A Escola Planeta Educar em Luanda estabeleceu um protocolo que tem como objectivo uma abertura presencial do estabelecimento contando com a presença dos alunos no dia 15 de Março de 2021. Este protocolo foi redigido respeitando as disposições do último Decreto Presidencial e, resultando de um trabalho conjunto entre a equipe pedagógica do Planeta Educar e a AEFE.
Foi redigido considerando em primeiro lugar a segurança dos alunos e dos trabalhadores. Este Protocolo baseia-se nas recomendações feitas pelas autoridades sanitárias Angolanas e se apoia também pelo Protocolo posto em funcionamento em França.
E de recordar que o mesmo faz referencia aos principais elementos apresentados no Protocolo validado aquando do Conselho escolar de 26 de Junho de 2020.
1) Reabertura
A Organização Prevê a partir de Segunda-feira 15 de Março de 2021 uma abertura para todos os alunos das classes da TPS (para os que já tenham 3 anos) à grande section.
Os Alunos Terão Aulas Todos os Dias.
Os Encarregados deverão se engajar em:
– Não enviar as crianças a escola em caso de febre (38°c ou mais) ou em caso de aparecimento de sintomas da Covid-19 no Aluno ou na família.
– Também os Alunos testados positivos ao SARS-Cov2 ou um membro da sua família testado positivo ou considerado como contacto de risco, não deverão se apresentar na escola. Deverão informar ao secretariado.
A todos os trabalhadores se aplicarão as mesmas regras
As aulas serao lecionadas todos os dias.
Queiram respeitar os horários
TPS: 7H00-11H30
PS : 7H00-12H00
MS : 7H15-12H15
GS : 7H30-12H30
Anglais: 7H45-12H45
A Professora da sua criança vos enviará um e-mail durante esta semana para vos informar sobre a organizacao da classe.
3) Acesso ao Estabelecimento
O Acesso ao Estabelecimento escolar será regulamentado e controlado. Só será possível em duas entradas que serão sinalizadas para limitar o fluxo de alunos durante a entrada e saída dos alunos.
– O primeiro Acesso pela porta principal n°144 será reservado aos Alunos das classe de TPS, PS A, MS A, GS A e a classe de inglês.
– O segundo Acesso pelo portão n°140 será reservado aos alunos das classes de PS B, MS B e GS B
Os Agentes de Segurança, as entradas e saídas dos alunos, serão controlados pelas Auxiliares de infância.
Também o acesso será regulamentado para os Encarregados de Educação que queiram efectuar algum acto administrativo como, pagamento de propinas, recuperação de uma criança doente. (A marcação de hora será obrigatória contactando o secretariado por telefone ou e-mail,
Terão acesso ao secretariado uma pessoa de cada vez, o restante deverá esperar no exterior para cumprir as regras de distanciamento físico.
Utilizaçao da mascara
Toda a pessoa que se encontrar no interior do estabelecimento escolar deverá utilizar a mascara correctamente durante a duração da sua presença na escola.
Os alunos deverão usar as suas próprias mascaras. As viseiras não são autorizadas.
O Uso da mascara pelos trabalhadores :
- é obrigatorio em todos os espacos exteriores ;
- é obrigatorio para todos os professores durante a estadia no estabelecimento ;
- é obrigatorio em todos os espaços comuns da escola assim como na sala dos professores.
Para os alunos o uso da mascara não é obrigatório no centro infantil. Não é da responsabilidade das professoras a troca ou perca da mascara.
Todas as pessoas que entrarem neste estabelecimento terão a obrigação de desinfectarem as mãos com o gel hydro-alcoolico e se submeterem a um controle de temperatura.
Todas as pessoas que apresentarem uma temperatura igual ou superior à 38°c não terão acesso a escola.
A desinfecção das mãos devera ser feita sistematicamente a entrada das salas de aula, dos escritórios ou secretariado, um frasco de gel estará disponível em todos os locais susceptíveis de acolher pessoas.
4) Condições Sanitárias do estabelecimento
A utilização das bicicletas, do escorrega não será possível.
Durante o recreio, as Auxiliares que não se encontrarem de serviço, serão encarregadas de lavar todas as mesas, cadeiras e objectos utilizados nos diferentes ateliers. Em cada sala um frasco de Alcool-gel estará disponível, a lavagem das mãos com sabão será obrigatório a entrada das salas.
As medidas de segurança serão repetidamente ensinadas a cada dia aos alunos a entrada das salas de aula e a saída para o recreio. Os alunos seguirão formacoes tanto técnicas como viver em comunidade afim de assegurar um bom respeito das medidas de segurança.
5) Em caso de Suspeita
Todo aluno doente, com febre ou apresentando sintomas de COVID-19 não poderá entrar na escola.
Todos os trabalhadores nas mesmas condições não poderão entrar na escola e justificarão a sua ausência através de um certificado médico.
Todo aluno ou trabalhador que apresentar sintomas súbitos da COVID-19 será posto em quarentena na enfermaria, os encarregados serão logo informados assim como o serviço médico.
As Autoridades sanitárias angolanas serão sistematicamente informadas dos casos suspeitos.
6) Deveres do pessoal de limpeza
. Une ficha de posto reforçado será posta em prática para o pessoal da limpeza. A mesma incluirá a desinfecção varias vezes por dia das maçanetas das portas, das mesas dos alunos, do chão, dos torneiras das casas de banho, dos lavabos, das casas de banho, das escadas e os interruptores.
Toda a pessoa que não respeitar este protocolo será interdita a sua entrada neste estabelecimento.